24 julho 2009

Oque vale mais conhecimento técnico, ou características pessoais?

Resolvi escrever sobre esta questão pois gerencio equipes de TI à 5 anos, e desde o começo adotei uma abordagem um pouco diferente dos padrões nos processos seletivos que fazemos, na momento de avaliar as pessoas avaliamos muito mais os aspectos humanos que o currículo, pois nós acreditamos muito na capacidade de adaptação do ser humano, e temos certeza que uma pessoa com auto-estima elevada, e vontade de aprender, ela é capaz de desenvolver conhecimento técnico, é claro que o ambiente de trabalho tem propiciar as condições para tal desenvolvimento.

Por conta desta crença posso afirmar que após 5 anos valorizando mais os aspectos humanos, que o currículo, colhemos ótimos frutos, temos uma equipe de pessoas entrosada, e bem dinâmica, e em pleno desenvolvimento, pois todos estão crescendo, e o crescimento de um, induz o crescimento do outro.

Claro que nem tudo é maravilha, não acertamos em todas, tem pessoas que não se encaixam, neste modelo, e um dos maiores desafio desta abordagem é detectar o quanto antes, e agir, pois dificilmente os aspectos humanos mudam, diferentemente do currículo, que qualquer um consegue melhorar, é só ter um pouco de dinheiro para fazer cursos, estudar para passar em provas de certificação, mas mudar a auto-estima, vontade, forma de encarar a vida (que está diretamente relacionada como a pessoa lida com as dificuldades), isto é muito difícil de mudar.

Não menosprezamos o conhecimento técnico, pelo contrario o valorizamos muito, nós só acreditamos que é mais fácil desenvolver conhecimento técnico, que mudar aspectos humanos.

Para ter uma idéia do nível desta crença, à 4 anos atrás decidimos contratar um Arquiteto de Software para me ajudar em um projeto que estávamos começando, entrevistamos várias pessoas e fizemos um short list com 5 pessoas todos tinham currículos invejáveis, mas teve uma pessoa que tinha o currículo menos condizente com a nossa necessidade, nosso projeto era uma plataforma VoIP totalmente desenvolvida em Java, um dos 5 era um Arquiteto de Software Dot Net que nunca tinha visto a frente de um sistema de telefonia, também não tinha experiencia nenhuma com Java, nós o contratamos, fizemos isto pois era a pessoa com as características humanas que se encaixavam perfeitamente em nossa equipe, além de ser uma pessoa altamente motivada, com boa auto-estima, e com muita vontade de aprender. No momento podia parecer uma decisão questionável, mas ao longo do tempo se comprovou como correta pois o nosso amigo Fernando Fontes foi uma pessoa primordial para a formação de nossa equipe, e o desenvolvimento do Basix(plataforma IPCentrex), hoje em dia ele conhece muito bem a plataforma Java, e é um entusiasta do mundo Open. Infelizmente ele não trabalha mais conosco, mas continua sendo um membro da família Voice Technology.

E você oque valoriza mais? deixe o seu comentário, é legal refletir sobre este tipo de questão...

4 comentários:

Fabrício disse...

Boa Antonio!

As características pessoais valem muito mais mesmo, lembro de quando entrei tinha um rapaz apelidado de "Fumaça" que mal sabia o que era um objeto, e muito menos Java.
Hoje ele programa horrores, e se tem uma característica pessoal, que é um dos motivos desse desempenho acima da média dele, essa característica é força de vontade.

Abraços!

Andre Panta disse...

Tinha lido antes e esqueci de comentar...

Bem legal o post... No fim das contas, damos mais valor as características pessoais mesmo...

Até mais,

Unknown disse...

Parabéns pelo ótimo post Antônio!

Concordo plenamente que as "características humanas", como você definiu, são mais importantes, até porque, na minha opinião, a excelência técnica nada mais é do que um reflexo dessas características.

Abraço e espero que tenha tempo de continuar essa série de posts sobre nosso projeto, algo como uma "retrospectiva colaborativa"! :)

Anônimo disse...

Saudações António

Tudo que você disse no post vem de encontro com a nossa atualidade.
Infelizmente as empresas não enchergam essa características importantes de cada ser humano;

Atenciosamente
Marcos Paulo dos Santos

E-mail:mps_inf@hotmail.com.
Blog: http://unitsys.wordpress.com/